Especial Sushi



O sushi é um prato de origem japonesa a base de arroz temperado com vinagre e recheado com peixe, frutos do mar, vegetais ou ovo. A cobertura pode ser crua, cozida ou marinada; e pode ser servido sobre uma tigela de arroz, enrolado em uma tira de alga marinha seca, em bolinhos de arroz feitos manualmente, ou recheado em uma pequena bolsinha de tofu seco. 

No Japão, a palavra sushi se refere a uma gama de comida preparada com sushigohan, arroz temperado com vinagre. Fora do Japão, sushi é geralmente entendido como peixe cru. É por vezes confundido com sashimi, que são frutos do mar fatiados delicadamente servidos apenas com molho de soja e wasabi. 
História do sushi - As suas origens remontam ao século IV a.C no Sudeste Asiático. Utilizava-se então uma porção de arroz cozido para conservar o peixe salgado através da fermentação do arroz. Meses depois, o arroz era descartado e o peixe consumido. Introduzido na China por volta do século VIII d.C., chega ao Japão no período Heian (final do século VIII até o século XII.



Sushi no Brasil 

Como todos os aspectos da cultura a culinária recebe a influência da cultura local. O sushi tradicional também recebe a interferência da culinária brasileira. É muito comum verificar que os sushiman desenvolvem modalidades de sushis com característica próprias.

Tipos de sushi 
O ingrediente comum em todos os diferentes tipos de sushi é o arroz de sushi. A variedade aparece na escolha dos recheios e coberturas, na escolha de outros condimentos, e na maneira em que são montados. Os mesmos ingredientes podem ser montados de formas inteiramente diferentes para a obtenção de efeitos totalmente diferentes. Essa seção lista as diferentes formas de construir o sushi, independentemente dos tipos de recheio e cobertura.

Makizushi (sushi enrolado)
Um pedaço cilíndrico, formado com a ajuda de uma esteira enrolável de bambu, chamada makisu ou sudare. O makizushi é geralmente embrulhado em nori, uma folha de alga marinha desidratada que abriga o arroz e o recheio.

 

Futomaki (rolinhos grandes)
Cilíndrico e grande, é um dos mais populares sushis. Possue como recheio variada combinação de peixes, folhas e raízes. Tendo tradicionalmente impares recheios é um dos mais apreciados em festivais e datas comemorativas.

 

Hosomaki (rolinhos finos)
Um pedaço cilíndrico fino, com o nori na parte externa. O hosomaki típico tem por volta de dois centímetros de espessura e dois centímetros de largura. Eles são geralmente feitos com apenas um recheio, simplesmente porque não há espaço suficiente para mais de um.

 

Kappamaki
Hosomaki recheado apenas com pepino em tiras é um dos mais tradicionais sushis. Foi batisado dessa forma em homenagem ao Kappa, figura folclórico japonesa, que tinha o pepino como seu alimento preferido. 

 


Tekkamaki
Tendo como recheio o atum é uma das variantes mais conhecidas do hosomaki.

 

 

Temaki (rolinhos de mão)
Um pedaço grande em formato de cone, com o nori na parte externa e os ingredientes até a boca da extremidade larga. Um temaki típico tem por volta de dez centímetros de comprimento, e é comido com os dedos já que é muito estranho pegá-lo com palitinhos.

 

Uramaki (enrolado ao contrario)
 Um pedaço cilíndrico médio, com dois ou mais recheios. Uramaki se diferencia dos outros maki porque o arroz está na parte externa e o nori interna. O recheio fica no centro, rodeada por uma camada de nori, então uma camada de arroz e uma cobertura de outro ingrediente como ova de peixe ou sementes de gergelim torradas. Tem como seu mais popular representante um sushi americano, o California Roll. 


Oshizushi (sushi prensado)
Um pedaço em forma de bloco usando um molde de madeira, chamado oshibako. O chef alinha o fundo do oshibako com a cobertura, cobre-o com arroz de sushi, e pressiona a tampa do molde para baixo para criar um bloco compacto e retilíneo. O bloco é removido do molde e cortado em pedaços que cabem na boca.

 

 

Nigirizushi (sushi feito à mão)
 Pequenos pedaços ligeiramente similares ao sushi prensado ou sushi enrolado, mas feito sem a utilização de makisu ou oshibako. Montar um nigirizushi é surpreendentemente difícil para fazer de forma correta. A forma mais simples é um pequeno bloco de arroz de sushi com uma lasca de wasabi e uma camada fina de uma cobertura colocada sobre ele, possivelmente amarrada com uma tira fina de nori.


Gunkanzushi 
(sushi navio de guerra)

 Também conhecido como gunkanmaki é um sushi pequeno, ovalado, similar em tamanho e aparência ao hosomaki. Um punhado de arroz é embrulhado à mão em uma tira de nori, mas ao invés do recheio ficar no centro, tem alguns ingredientes—como ovas de peixe—empilhados no topo.

 

Inarizushi (sushi recheado)
Um pequeno pacote ou bolsinha cheia de arroz de sushi e outros ingredientes. O pacote é confeccionado de tofu bem frito (ou abura age), uma omelete fina (ou fukusazushi), ou folhas de repolho (ou kanpyo).

 


Chirashizushi (sushi espalhado)
Uma tigela de arroz de sushi com outros ingredientes misturados. Também conhecido como barazushi.

 

 

Edomae chirashizushi (sushi espalhado no estilo Edo)
Ingredientes cru arranjados de forma artística em cima do arroz na tigela

 

 

Gomokuzushi (sushi no estilo Kansai)
Ingredientes cozidos ou crus misturados no meio do arroz na tigela.

 

 


Narezushi 
é uma forma mais antiga de sushi. Um peixe é recheado com sal após seus órgãos e escamas serem removidos. Estes peixes são colocados em um barril de madeira mergulados em sal e pesados com um tsukemonoishi pesado ou uma pedra específica. Eles são fermentados por entre dez dias e um mês. Então esses peixes são colocados na água por entre 15 minutos e uma hora. Os peixes são então colocados em outro barril, encaixados e colocados em camadas com arroz cozido no vapor e peixe resfriados. Então eles são novamente selados de forma parcial com otosibuta e uma pedra específica. Conforme os dias passarem, a água fermentada deve ser retirada. Seis meses depois, esses "funazushi" podem ser comidos mas podem durar por mais de seis meses.


Fonte: http://www.cliqueagosto.com.br/novidades/novidades_int.php?noticia_id=107

Nenhum comentário:

Postar um comentário